TV Câmara Áudio das Sessões Pauta das Sessões Diário oficial

Última Atualização do site:  

26/11/2021 17:22:24

Webmail

 

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS /
 
Audiência Pública aprova Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e áreas para recebimento de ICMS Ecológico
 
18/11/2021
Crédito:

Na noite de quarta-feira, 17 de novembro, foi realizado no plenário da Câmara de Vereadores a audiência pública para definição de dois assuntos relacionados a área de meio ambiente do município de Missal, a revisão do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e duas áreas de Unidade de Conservação para o recebimento de ICMS Ecológico.

A tecnóloga Ambiental, Pâmela Buche, e a Chefe da Divisão de Aterro Sanitário, Lixo Orgânico e Reciclados, Raquel Spies, apresentaram pontos importantes da revisão, e também o prognóstico que trata da projeção da população urbana, infraestrutura de gerenciamento de resíduos sólidos, projeção de demandas futuras e prospectivas técnicas, operacionalização e manejo local dos resíduos sólidos, apresentando programas, projetos e ações para aumentar a capacidade de tratamento adequado do lixo e prolongar a vida útil do aterro sanitário.

ICMS Ecológico

O Assessor Jurídico dos Órgãos de Governo, Tiago Velloso Rodrigues, explanou que o ICMS Ecológico é um instrumento de política pública que vem sendo a solução para que a restrição de uso do território nos municípios seja recompensada, garantindo a conservação do patrimônio natural e o beneficiamento da população mediante o repasse de recursos do Governo Estadual para os Municípios.

Do total do ICMS repassado aos municípios paranaenses, 5% referem-se ao ICMS Ecológico, proporcionalmente às Unidades de Conservação em função do tamanho, importância, grau de investimento na área, manancial de abastecimento, qualidade da água captada e outros fatores.

Estes 5% são destinados aos municípios da seguinte forma: 2,5%, para Municípios que tenham em seu território mananciais cuja água se destina ao abastecimento da população de outro município; e 2,5%, para Municípios que tenham integrado em seu território Unidades de Conservação, Áreas de Terras Indígenas e Áreas Especiais de Uso Regulamentado.

A Audiência aprovou duas áreas de conservação em Missal. Uma com 11,77 ha no Parque Municipal Ecológico de Esportes e Lazer Fredolino Buche (Lago Municipal) e a Floresta Municipal com 1,45 há localizada no Bairro Industrial.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadores fazem entrega de moção honrosa aos professores representantes dos CMEIs, Escolas Municipais e Colégios Estaduais de Missal.
» Vereadores aprovam denominação da Unidade de Saúde da Família (USF) do Centro para Dr. Celso Prado.
» Vereadores aprovam alterações no Plano Diretor
» Vereadores aprovam alteração na Lei da inspeção sanitária dos produtos de origem animal.
» Reunião das Comissões discute sobre a crédito adicional suplementar para folha de pagamento de servidores e denominação para a Unidade de Saúde do centro
» Vereadores aprovam alteração na Lei de prestação do serviço de taxi e uso e ocupação do solo urbano e rural.
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Atendimento ao Público de Segunda a Sexta-feira das 7:30h às 11:30h e das 13:30h às 17:30h

HORÁRIO DA SESSÃO ORDINÁRIA: Todas as Segundas-feiras às 09:00hs.

Rua Marechal Floriano Peixoto, 50 - Centro

Centro - CEP: 85890-000 - MISSAL - Paraná

Fone (45)3244-1183 Fax (45)3244-1890

contato@camaramissal.pr.gov.br

Data da última Atualização: 26/11/2021 17:22:24